A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.

Em 2023 este dia será comemorado a 15 e 16 de abril. No concelho de Mira, a AAMARG, com o apoio do Município de Mira, assinalará a data com uma caminhada com visita aos Moinhos no dia 15 de abril, Sábado.

 

 

Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, Autarquias locais, Museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

O conceito é simples: Em cada ano, pretende-se colocar em funcionamento simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país por ocasião do dia 7 de Abril, Dia Nacional dos Moinhos.

Esta iniciativa, que se inicia em 2007, será anual, nacional e mobilizadora, pretendendo-se com esta ação continuada, atingir um impacto duradouro e reforçado a cada ano na salvaguarda dos moinhos portugueses.

Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projetos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de ativistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas de desenvolvimento em torno deles.